Ben-Hadade = “filho de [do falso deus] Hadade”
Aparentemente é o título real dos reis da Síria. Na escritura são citados três reis que traziam este nome, onde o último evidentemente não é parente dos outros dois. O título pode ter o significado de "Filho de Adade", um dos deuses da Síria.
- Filho de Tabrimom. Ele foi levado a atacar Baasa, rei de Israel, por um presente recebido de Asa, rei de Judá (1 Reis 15: 18, 20; 2 Cr 16: 2, 4).
- Outro rei da Síria no tempo do rei ¹Acabe. Ele lutou contra Israel mas foi vencido e capturado. Acabe o chamou "irmão" e lhe poupou a vida, pelo que foi repreendido por um profeta. Deus tinha determinado a morte de Ben-Hadade, mas agora Acabe iria pagar com a vida. Ben-Hadade cercou Samária novamente durante o reinado de Jorão e provocou uma grande fome. Mas Deus agiu fazendo os sírios fugirem a pesar de não serem perseguidos. Assim os sírios abandonaram bastante mantimento para o bem de Israel. Quando Ben-Hadade adoeceu mais tarde, enviou Hazael a Elizeu, que tinha vindo a Damasco, para saber se iria se recuperar. Eliseu respondeu em andou dizer ao rei que com certeza iria se recuperar, a pesar de Eliseu saber que iria morrer. Ele disse tembém a Hasael que ele se tornaria rei da Síria. Então Hazael contou ao rei que ele recuperaria seguramente; no dia seguinte o asfixiou com um cobertor úmido, e reinou em seu lugar (1 Rs 20: 1 - 33; 2 Rs 6: 24; 8: 7 - 15).
- Filho de Hazael, citado acima. Por causa dos pecados de Israel, Deus o entregou na mão deste rei. mas Ben-Hadade finalmente foi batido três vezes e as cidades de Israel foram recuperadas (2 Rs 13: 3, 24, 25; Jr 49: 27; Am 1: 4).
===========================
¹ Nota da redação:
Alguns pensam se tratar da mesma pessoa citada no item 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário